sexta-feira, 12 de abril de 2013

Resenha do livro: As Vantagens de ser Invisível


Cansados de resenhas de livros superficiais? Eu também, olha que puta coincidência. Já vi vários links falando : Resenha sobre tal livro. Aí você clica e chora de decepção. Cara, eu não quero uma versão resumida e sem spoiler ou opinião pessoal. E se você não curtiu o que eu tô falando, pare por aí. Tchau.

''Ao mesmo tempo engraçado e atordoante, o livro reúne as cartas de Charlie, um adolescente de quem pouco se sabe - a não ser pelo que ele conta ao amigo nessas correspondências -, que vive entre a apatia e o entusiasmo, tateando territórios inexplorados, encurralado entre o desejo de viver a própria vida e ao mesmo tempo fugir dela.
As dificuldades do ambiente escolar, muitas vezes ameaçador, as descobertas dos primeiros encontros amorosos, os dramas familiares, as festas alucinantes e a eterna vontade de se sentir "infinito" ao lado dos amigos são temas que enchem de alegria e angústia a cabeça do protagonista em fase de amadurecimento. Stephen Chbosky capta com emoção esse vaivém dos sentidos e dos sentimentos e constrói uma narrativa vigorosa costurada pelas cartas de Charlie endereçadas a um amigo que não se sabe se real ou imaginário.
Íntimas, hilariantes, às vezes devastadoras, as cartas mostram um jovem em confronto com a sua própria história presente e futura, ora como um personagem invisível à espreita por trás das cortinas, ora como o protagonista que tem que assumir seu papel no palco da vida. Um jovem que não se sabe quem é ou onde mora. Mas que poderia ser qualquer um, em qualquer lugar do mundo.'' 


Muita gente disse que a primeira vista o livro parece só mais uma história sobre um garoto tímido e sem amigos. Mas não é. Problemas pessoais ao quais ele não consegue entender. Amigos que não falam mais com ele. Necessidade de algo, alguém. A narrativa não consegue ser entediante, de jeito nenhum, sabem?
Quanto mais você lê, mais se envolve e pensa: Puta que pariu, isso é tão realista. Até no prórpio livro é dito que Charlie é meio sem voz. O.k, ele pode até não falar muito, mas pensa muito. Como ele diz no fim do livro, ele ao menos ''tenta participar''. Suicidio, decepções amorosas, traumas adolescentes na família, homossexualidade, expectativas despedaçadas. Engraçado e atordoante. Alegre e depressivo Acho que não é toa que esse foi um dos livros mais vendidos de 2012.

Onde Comprar: Lojas AmericanasSaraiva

*Sobre o filme, eu confesso que fiquei um pouco decepcionada. O elenco está bom, porém...
Sabe, livros e adaptações para o cinema sempre são uma tragédia.  Oi Percy Jackson


4 comentários:

  1. Já vi muitas resenhas sobre esse livro, tô pensando em comprar um pra mim hehe
    te seguindo aqui.. Retribui??
    bjss

    coiisinhasdegarotass.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  2. Esse livro é um dos melhores que li na vida. Todos sempre falam que ele é meio água com açúcar e mimimi, mas isso é com certeza por que não perceberam a sutileza dos detalhes do livro, que são muitos!

    Eu adorei sua resenha, mesmo, faça mais resenhas de livros não-fúteis! haha
    Adorei o blog! Já estou seguindo pra te acompanhar, seus posts são ótimos *-*
    oldoakthread.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Own, leram o post todo *-*
      Obrigado Day, você já é especial.

      Excluir
  3. Essa resenha me fez querer ler ainda mais esse livro, acho que eu iria me identificar nem que seja um pouquinho. Quer dizer, fala pouco mas pensa muito... isso é tão eu.

    Queria pedir a sua ajuda pra eu conseguir chegar na minha meta de seguidores no blog, vou deixar o link aqui e se você quiser, me segue lá, sério, vou adorar te ter como seguidora. Já tô te seguindo e curtindo sua fanpage ><
    Bjinhos
    http://laialisafa.blogspot.com/

    ResponderExcluir