domingo, 7 de julho de 2013

Resenha do livro: A Culpa É Das Estrelas


A culpa é das estrelas narra o romance de dois adolescentes que se conhecem (e se apaixonam) em um Grupo de Apoio para Crianças com Câncer: Hazel, uma jovem de dezesseis anos que sobrevive graças a uma droga revolucionária que detém a metástase em seus pulmões, e Augustus Waters, de dezessete, ex-jogador de basquete que perdeu a perna para o osteosarcoma. Como Hazel, Gus é inteligente, tem ótimo senso de humor e gosta de brincar com os clichês do mundo do câncer - a principal arma dos dois para enfrentar a doença que lentamente drena a vida das pessoas.


Faz muito tempo que vejo imagens e frases sobre o livro A Culpa é das Estrelas. Nunca tive um impulso forte para começar a lê-lo, porém, em um momento de tédio e com falta de sono, liguei o tablet e comecei a caçada por coisas que me fizessem querer viver. Lá estava ele, em uma pasta escrita mais ou menos assim : A Culp4 3 d4s 3str3l4s. Trágico, porém real. Então eu sendo eu, abri e pasta e comecei a ler. Foi a melhor coisa da minha vida. Por Deus, não me arrependo de um minuto que gastei lendo esse livro. É simplesmente um dos melhores livros do mundo!   
Acreditem em mim, eu nunca chorei lendo algum livro, mais esse me fez soluçar e engasgar, e ao mesmo tempo sorrir, por que o autor (abençoado John Green) cria cenas engraçadas nos momentos mais difíceis da vida. Hazel é uma personagem absolutamente adorável, ela não é enjoativa ou ridiculamente entediante. Ela não tem superpoderes, não tem uma super beleza. Talvez haja algo nesse seu mundo que a faça ser uma personagem tão cativante. August (ou Gus <33) é ao personagem mais carismático, inteligente e engraçado que já vi/li em toda minha vida. Gostaria muito de soltar spoilers, mais pela primeira vez em toda minha vida, não quero estragar uma surpresa. O escritor foi ótimo, em todos os sentidos. Ele não tão detalhista, não encheu o livro de personagens insignificantes, e a melhor parte, fez O Livro que me fez chorar, que me fez querer ser algo melhor. É uma história triste, mais não daquelas que você quer matar quem escreveu, talvez isso se deva ao fato de que o que acontece com eles, é só a vida. Talvez seja por isso que eu amo este livro. Leiam,e vejam o casal mais adorável de todos os tempos, e a história mais triste já escrita.
*Obrigado, John Green, do fundo do meu coração.


Nenhum comentário:

Postar um comentário